O NOWA propõe-se a formar uma massa crítica de docentes de forma a evitar o fenómeno “turbo-docência”. Aliás, a docência no NOWA é sui generis e assume características próprias. O tutor tem como papel central o apoio docente a um professor. Esse apoio, geralmente, dá-se em uma das disciplinas de um curso, na sua preparação de material didáctico e no acompanhamento das actividades desenvolvidas. Espera-se também que este seja responsável pelas ferramentas de avaliação, assim como pela análise dos trabalhos dos alunos. Além disso, tem por tarefa o encaminhamento de dúvidas dos alunos aos professores, promovendo maior interactividade entre os mesmos, e com o corpo docente. Actua, ainda, no esclarecimento de dúvidas dos alunos através de e-mail, fórum, vídeoconferência, telefone ou pessoalmente, no recebimento e controle da entrega dos trabalhos.
O tutor precisa ir além do simples facto de estar ligado apenas a uma disciplina. Necessita estar inserido de maneira mais ampla, assumindo um papel de suma importância, pois será ele o agente capaz de disseminar os pressupostos da educação a distância. De acordo com a perspectiva que está sendo desenvolvida no NOWA, o tutor deverá ter a capacidade de realizar uma integração dos conteúdos trabalhados ao longo das disciplinas do curso. É sua função ter uma noção ampla que possa fundamentar a sua actuação de modo que os conteúdos não fiquem segmentados e desconexos, mas formem uma rede complexa integradora do mesmo, formando dessa maneira um grande hipertexto contemplador de todas as disciplinas do curso. Isso demandará do tutor um entendimento amplo do processo de aprendizagem, possibilitando ao aluno oportunidade de ir em busca do conhecimento que lhe é mais motivador.
Baseados nos pressupostos de Educação a Distância Virtual: autonomia, aprendizagem, espaços colaborativos de aprendizagem, o tutor será mais um facilitador da aprendizagem tendo a sua actuação voltada para a concretização destes princípios. No que se refere ao princípio de autonomia, o tutor precisa actuar no sentido da elaboração de materiais (lâminas de Power point, páginas da Internet e textos interactivos) que sejam favoráveis ao desenvolvimento da autonomia do aluno.
Acreditamos ser imprescindível que ocorram encontros destinados à discussão teórica e prática sobre ensino a distância, contemporaneidade, novas tecnologias de informação e outros temas relevantes para o trabalho em Educação a Distância.
Para se apropriar desta função, é necessário que a pessoa apresente algumas características importantes, tais como: dinamismo, visão crítica e global, responsabilidade, capacidade para lidar com situações novas e inesperadas e saber trabalhar em equipa.
Para ingressar na actividade de tutoria, é necessário ter uma formação a nível de pós-graduação (Mestrado) e também um interesse em desenvolver trabalhos ligados à academia, tendo em vista que as actividades estão inseridas num contexto académico. Além disso, o interesse por Educação a distância é uma condição fundamental do tutor. Todos os tutores passarão, sucessivamente, por dois cursos básicos: Curso de Teoria e Prática do Design Instrucional e Curso de Teoria e Prática da Docência Online.
Estes cursos serão ministrados por docentes com uma larga experiência psico-pedagógica e já com créditos firmados.
O grande desafio que se coloca para a tutoria é que esta possa promover uma actuação abrangente e global, sendo capaz de propor mudanças a partir de um conhecimento totalizante construído colectivamente.
Jose Guambe
Assistant DirectorLeverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster.
Jose Guambe
Assistant Director- Phone: (123) - 222 -1452
- Email: info@yourwebsite.com
Grabial Fon
Assistant DirectorLeverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster.
Grabial Fon
Assistant Director- Phone: (123) - 222 -1452
- Email: info@yourwebsite.com
Victor Alves
Docente de Recursos HumanosLeverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster.
Victor Alves
Docente de Recursos Humanos- Phone: (+258) 868693308
- Email: geral@nowa.ac.mz
José António
Docente de Contabilidade e AuditoriaLeverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster.
José António
Docente de Contabilidade e Auditoria- Phone: (+258) 868693308
- Email: geral@nowa.ac.mz
Edna Mendes
Docente ContabilidadeLeverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster.
Edna Mendes
Docente Contabilidade- Phone: (+258) 868693308
- Email: geral@nowa.ac.mz